Autor de banda desenhada iniciou o seu percurso ligado a esta arte na década de 50 (sec.XX), tendo começado na redação da revista Vaillant. Porém, a sua estreia oficial como autor de BD só ocorreu no primeiro número da revista Pilote.

Pela mão do seu amigo René Goscinny participou em Jacquot le mousse em 1959, Tromblon et Bottaclou e Les Missions de l'Agent E1000, ambas em 1962.

Foi apaixonado desde sempre pelo desenho e só mais tarde sentiu necessidade de contar as suas próprias histórias. Criou as séries Robert e Kari (editada em Portugal pelas edições Plátano) e Martin Milan (Livraria Bertrand), tendo esta aparecido pela primeira vez na revista Tintim em 1967. Mas não se ficou por aqui, foi o autor de Benjamin et Benjamine (1955) e Les Aventures de Gil Bagout (1957). Além das que já referenciamos, participou em vários projectos um dos quais associado à Vents d'Ouest onde colaborou com Jack Groupil na série Guias da BD. Foi argumentista na revista Tintim nas séries Modest e Pompon e o Incrivel Désiré (desenho Mittei), e naquela que mais destaque, provavelmente, lhe terá dado: O Vagabundo dos Limbos (desenho de Julio Ribera).

Para responder à questão colocada no título deste artigo transcrevemos parte de uma entrevista a Godard publicada na revista Tintim (nº 4 - 14ºano, edição portuguesa):

“- Escreveu argumentos tão diferenciados como os de Martin Milan e de O Vagabundo dos Limbos. É fácil passar assim de um mundo para o outro?

- Não tenho a impressão de mudar de mundo passando das aventuras de Martin Milan para as de O Vagabundo dos Limbos. Fazem parte do mesmo mundo, o da Ficção. Introduzo nestas séries as pequenas coisas que me preocupam, as frases que me perseguem e os golpes que não aguento. Para mim, não há diferenças entre essas séries. Quase todos os temas estão ligados. Há um bom motivo para isso: sou eu que os descubro e não o vizinho do lado. Apenas muda a maneira de tratar os assuntos sob o ponto de vista gráfico, onde entra em linha de conta a sensibilidade do desenhador com o qual se trabalha quando se forma equipa com alguém dotado de mais talento do que nós. Repare no que quero dizer (alusão a Julio Ribera). “

Nome: Christian Godard; Data de Nascimento: 24 de março de 1932; Local: Paris (XIV bairro), França

Pin It
  1. Autor
  2. Seleção
  3. Facebook

Marcello Quintanilha

sábado, 2 dezembro

Fernando Santos...

sábado, 2 dezembro

Jan Bauer

sábado, 2 dezembro

Georges Remi

quarta, 29 novembro

Fubin Liao

quarta, 22 novembro

Murena - A Vingança d…

quinta, 24 agosto

Os Ignorantes

sábado, 12 agosto

A Sombra do Corvo

sábado, 25 março

O Julgamento de Tinti…

sábado, 12 março

  1. Livro
  2. Clássico
  3. Editora

As 7 Bolas de...

quinta, 14 dezembro

O Templo do Sol

quinta, 14 dezembro

O Tesouro de...

quinta, 14 dezembro

Tintin com armadura

quinta, 14 dezembro

O Segredo do Licorne

terça, 12 dezembro

S.O.S. Meteoros por E…

sábado, 12 março

Quem são os Longway ?

domingo, 13 março

XIII - A Série

domingo, 03 abril

Christian Godard: Mar…

domingo, 03 julho

Distribuidora Record

quarta, 6 dezembro

Editora Veneta

sábado, 2 dezembro

avant-verlag

sábado, 2 dezembro

Locus Publishing

quarta, 22 novembro

Kalandraka Editora

quarta, 22 novembro