Tibet, é o pseudónimo de Gilbert Gascard, criador das séries Chick Bill e Ric Hochet. Nasceu em Marselha, França, a 29 de outubro de 1931, tendo, ainda durante a sua infância, ido viver para a Bélgica, país que o consagrou na 9ª arte.

Depois de uma passagem, em 1947, pela Walt Disney Studios, e de ter trabalhado nos estúdios Hergé, Tibet entra para a revista Tintin, onde cria a sua primeira história (Yoyo Escapou) com argumento de André-Paul Duchateau, com quem inicia uma relação profissional profícua e cheia de sucessos. Além desta pequena história (4 pranchas), introduz nas páginas da revista Tintin, 'Jean-Jean et Gigi', 'Titi et Tutu' e 'La Famille Petitoux'.

Em 1953, cria a série Chick Bill, onde se destacam, além do cow-boy que empresta o nome à série; Petit Caniche, o jovem índio Sioux, amigo inseparável de Chick Bill em todas as suas aventuras; Dog Bull, o xerife de Wood City (Arizona) e amigo de Chick Bill; e Kid Ordinn, adjunto do xerife, a personagem cómica, infantil, e que rivaliza em cretinices, com o cão de Lucky Luke, Rantanplan. Foram publicados pela Le Lombard 70 álbuns, o primeiro (Chick Bill contre "l'invisible") em 1954 e o último em 2010 (Qui veut gagner des filons?).

Só em 1955 nasce Rick Hochet. Primeiro, o comissário Bourdon, com base na personagem de Georges Simenon, o inspector Jules Maigret. Depois, aparece Rick Hochet, inspirado num vendedor de jornais, e que se torna no repórter do jornal La Rafale, com uma queda particular para o mistério e investigação criminal. As duas personagens aparecem em dezembro de 1958 na revista Tintin, em pequenas histórias, sob o titulo Relevez le gant!. O primeiro episódio de Ric Hochet, Signé Caméléon, é também publicado na revista, ainda antes da editora Le Lombard publicar em setembro de 1963 o álbum percursor da série, Traquenard au Havre. Desta série foram editados 78 álbuns, sendo o último A la poursuite du griffon d'or publicado em setembro de 2010. Além de ter trabalhado nestas duas séries, Tibet também produziu Globul le Martien e Alphonse (argumento de René Goscinny) e Mouminet ( argumento de Greg). Em 1958, cria "Junior”, o líder do Club des Le Peur-de-Rien a sua nova série. Esta banda desenhada surge em Ons Volkske / Chez Nous Junior. A ultima série criada por Tibet, foi Aldo Remy, dos quais três álbuns foram editados pela Glénat, partir de 2006.

Gilbert Gascard, mais conhecido como o Tibet, faleceu na noite de sábado, de 3 de janeiro de 2010, com 78 anos.

 

Pin It
  1. Autor
  2. Seleção
  3. Facebook

Bartolomé Seguí

terça, 16 janeiro

Gabi Beltrán

terça, 16 janeiro

Neil Gaiman

domingo, 14 janeiro

Francesc Capdevila

segunda, 1 janeiro

Michael Farr

domingo, 31 dezembro

A Sombra do Corvo

domingo, 31 dezembro

Murena - A Vingança d…

quinta, 24 agosto

Os Ignorantes

sábado, 12 agosto

O Julgamento de Tinti…

sábado, 12 março

  1. Livro
  2. Clássico
  3. Editora

Tintin com...

segunda, 22 janeiro

O Professor Calys...

segunda, 22 janeiro

K.O. em Telavive

quarta, 17 janeiro

Os Trilhos do...

terça, 16 janeiro

Os Trilhos do...

terça, 16 janeiro

S.O.S. Meteoros por E…

sábado, 12 março

Quem são os Longway ?

domingo, 13 março

XIII - A Série

domingo, 03 abril

Christian Godard: Mar…

domingo, 03 julho

Garbuix Agency

quarta, 17 janeiro

Ediciones La Cúpula

segunda, 1 janeiro

Sergio Bonelli...

segunda, 1 janeiro

Steinkis Editions

segunda, 1 janeiro

Distribuidora Record

quarta, 6 dezembro