Autor

Jacques Martin
Apelido: Martin
Nome: Jacques
Função: Argumentista/Desenhador
Categoria: autores/banda-desenhada
Data de nascimento: 25/09/1921
Óbito: 21/01/2010
Naturalidade: FRANÇA
Biografia:

Falecido a 21 de Janeiro de 2010, Jacques Martin deixou uma vasta e magnifica obra, cujos expoentes máximos são Lefranc, e Alix. Lefranc (que em Portugal apenas tem editado o álbum 'O Mistério Borg') cujo sucesso de apenas um álbum permitiu a Jacques Martin, tal como ele o referiu em entrevistas, comprar a sua casa no campo e o estúdio anexo, junto de onde viveram também Hergé e Jacobs, outros grandes mestres da BD franco-belga.

O álbum 'La Grand Ménace' o primeiro dos, até agora, vinte e um álbuns das aventuras do repórter Guy Lefranc. Publicado em 1954 vendeu de imediato 750.000 exemplares e foi objecto de mais cinco reedições. Jacques Martin apenas desenharia os três primeiros álbuns da série para se dedicar mais a Alix. Continuou porém a tomar a seu cargo o argumento até ao 16º álbum. O 4º álbum tem o desenho do excelente Bob de Moor, e a partir do 5º seria o igualmente excelente Gilles Chaillet a assegurar o desenho.Christophe Simon, que tal como Jacques Martin passou a dedicar-se a Alix, desenhou os álbuns 14 e 15, tendo-se-lhe sucedido Francis Carin. O excelente Michel Jacquemart seria o argumentista do seguinte, com desenho de André Taymans/Erwin Drèze.

Jacques Martin assinaria ainda mais dois argumentos, um dois quais em colaboração com Patrick Weber, com desenho de André Taymans/Erwin Drèze e Francis Carin.Michel Jacquemart é o autor de vigéssimo album ('Nöel Noir'), com o magnifico desenho de Régric. Patrick Delperdange assinou o álbum mais recente, que tem desenho de André Taymans/Erwin Drèze/Raphaël Schierer.

As aventuras de Alix, o jovem Galo-Romano, tem até hoje publicados 29 álbuns, sendo que após o 19º o desenho da série foi entregue, sucessivamente, a Raphäel Morales, a Christophe Simon, a Ferry, e a Marco Vennanzi. Actualmente tanto Christophe Simon como Marco Vennanzi trabalham em obras do Alix. Acabou de sair o 29º álbum, o primeiro após os álbuns de Jacques Martin 'a solo', com argumento e desenho de um único autor: Marco Vennanzi.

Em 2006 realizou-se o 1º fim-de-semana 'Jacques Martin' (onde Portugal esteve representado) que reuniu um grupo de fans, bem como o próprio Jacques Martin, na Alsácia. Foi enorme o prazer que Jacques Martin teve em estar tão próximo dos seus leitores. Um fim de semana em que para o descrever, as palavras disponibilidade, companheirismo, amabilidade, delicadeza e altruísmo pecam por escassas! Este evento continua a realizar-se anualmente, embora em 2009, por motivos de saúde, Jacques Martin já não tenha estado presente.

Livros do autor:
Título Edição
Carvão no Porão 1992/01
  1. Autor
  2. Seleção
  3. Facebook

Jesús Alonso...

quinta, 28 junho

Pasquale Frisenda

segunda, 25 junho

Tito Faraci

sexta, 22 junho

Barbara Baraldi

domingo, 17 junho

Sergio Bonelli

domingo, 17 junho

A Sombra do Corvo

domingo, 31 dezembro

Murena - A Vingança d…

quinta, 24 agosto

Os Ignorantes

sábado, 12 agosto

O Julgamento de Tinti…

sábado, 12 março

  1. Livro
  2. Clássico
  3. Editora

O Farol / O Jogo...

sexta, 13 julho

Calipso

terça, 10 julho

O Professor...

quinta, 28 junho

O Fantasma de Gaudí

terça, 26 junho

Os Guardiões do...

terça, 26 junho

S.O.S. Meteoros por E…

sábado, 12 março

Quem são os Longway ?

domingo, 13 março

XIII - A Série

domingo, 03 abril

Christian Godard: Mar…

domingo, 03 julho

Dibbuks

quinta, 28 junho

Norma Editorial

sábado, 7 abril

Marsupial Editora

domingo, 11 fevereiro

Toutain Editor

quinta, 1 fevereiro

Garbuix Agency

quarta, 17 janeiro

Visit Redmoon online casino Canada.