Autor

Jacques Martin
Apelido: Martin
Nome: Jacques
Função: Argumentista/Desenhador
Categoria: autores/banda-desenhada
Data de nascimento: 25/09/1921
Óbito: 21/01/2010
Naturalidade: FRANÇA
Biografia:

Falecido a 21 de Janeiro de 2010, Jacques Martin deixou uma vasta e magnifica obra, cujos expoentes máximos são Lefranc, e Alix. Lefranc (que em Portugal apenas tem editado o álbum 'O Mistério Borg') cujo sucesso de apenas um álbum permitiu a Jacques Martin, tal como ele o referiu em entrevistas, comprar a sua casa no campo e o estúdio anexo, junto de onde viveram também Hergé e Jacobs, outros grandes mestres da BD franco-belga.

O álbum 'La Grand Ménace' o primeiro dos, até agora, vinte e um álbuns das aventuras do repórter Guy Lefranc. Publicado em 1954 vendeu de imediato 750.000 exemplares e foi objecto de mais cinco reedições. Jacques Martin apenas desenharia os três primeiros álbuns da série para se dedicar mais a Alix. Continuou porém a tomar a seu cargo o argumento até ao 16º álbum. O 4º álbum tem o desenho do excelente Bob de Moor, e a partir do 5º seria o igualmente excelente Gilles Chaillet a assegurar o desenho.Christophe Simon, que tal como Jacques Martin passou a dedicar-se a Alix, desenhou os álbuns 14 e 15, tendo-se-lhe sucedido Francis Carin. O excelente Michel Jacquemart seria o argumentista do seguinte, com desenho de André Taymans/Erwin Drèze.

Jacques Martin assinaria ainda mais dois argumentos, um dois quais em colaboração com Patrick Weber, com desenho de André Taymans/Erwin Drèze e Francis Carin.Michel Jacquemart é o autor de vigéssimo album ('Nöel Noir'), com o magnifico desenho de Régric. Patrick Delperdange assinou o álbum mais recente, que tem desenho de André Taymans/Erwin Drèze/Raphaël Schierer.

As aventuras de Alix, o jovem Galo-Romano, tem até hoje publicados 29 álbuns, sendo que após o 19º o desenho da série foi entregue, sucessivamente, a Raphäel Morales, a Christophe Simon, a Ferry, e a Marco Vennanzi. Actualmente tanto Christophe Simon como Marco Vennanzi trabalham em obras do Alix. Acabou de sair o 29º álbum, o primeiro após os álbuns de Jacques Martin 'a solo', com argumento e desenho de um único autor: Marco Vennanzi.

Em 2006 realizou-se o 1º fim-de-semana 'Jacques Martin' (onde Portugal esteve representado) que reuniu um grupo de fans, bem como o próprio Jacques Martin, na Alsácia. Foi enorme o prazer que Jacques Martin teve em estar tão próximo dos seus leitores. Um fim de semana em que para o descrever, as palavras disponibilidade, companheirismo, amabilidade, delicadeza e altruísmo pecam por escassas! Este evento continua a realizar-se anualmente, embora em 2009, por motivos de saúde, Jacques Martin já não tenha estado presente.

Livros do autor:
Título Edição
Carvão no Porão 1992/01
  1. Autor
  2. Seleção
  3. Facebook

Bartolomé Seguí

terça, 16 janeiro

Gabi Beltrán

terça, 16 janeiro

Neil Gaiman

domingo, 14 janeiro

Francesc Capdevila

segunda, 1 janeiro

Michael Farr

domingo, 31 dezembro

  1. Livro
  2. Clássico
  3. Editora

Tintin com...

segunda, 22 janeiro

O Professor Calys...

segunda, 22 janeiro

K.O. em Telavive

quarta, 17 janeiro

Os Trilhos do...

terça, 16 janeiro

Os Trilhos do...

terça, 16 janeiro

S.O.S. Meteoros por E…

sábado, 12 março

Quem são os Longway ?

domingo, 13 março

XIII - A Série

domingo, 03 abril

Christian Godard: Mar…

domingo, 03 julho

Garbuix Agency

quarta, 17 janeiro

Ediciones La Cúpula

segunda, 1 janeiro

Sergio Bonelli...

segunda, 1 janeiro

Steinkis Editions

segunda, 1 janeiro

Distribuidora Record

quarta, 6 dezembro