Annie Goetzinger nasceu em Paris, no dia 18 de agosto de 1951, e faleceu em Boulogne-Billancourt no dia 20 de dezembro de 2017, com a idade de 66 anos.

Transcrevemos a biografia publicada pelas Edições Dargaud:

 

"Annie Goetzinger era uma grande dama da banda desenhada. Depois de estudar na École des Arts Appliqués, onde estudou design de moda entre 1967 e 1971, publicou trabalhos nas revistas Circus, L’Écho des savanes, Fluide glacial, Métal hurlant e em especial na Pilote.

O seu primeiro álbum, Casque d'Or (Glénat, 1976), ganhou dois prémios no festival de Angoulême. Desenha Aurore, álbum sobre vida de George Sand (Éditions des femmes, 1978), com base no argumento de Adela Torino, e o álbum Félina (Glénat, 1979), para Victor Mora. 

De seguida, começa a desenvolver trabalho na área da ilustração, figurinos para teatro, histórias curtas (coleção Fripon da editora Les Humanoïdes associés), desenhos para a imprensa, especialmente para o jornal Le Monde e, mais recentemente, para o jornal La Croix.

 

Com Pierre Christin, realizou La Demoiselle de la Légion d’honneur (Dargaud, 1980), La Diva et le Kriegsspiel (Dargaud, 1981), La Voyageuse de la petite ceinture (Dargaud, 1985), Charlotte et Nancy (Dargaud, 1987), Le Tango du disparu (Métaillé, 2008), Le Message du simple (Le Seuil, 1994), La Sultane blanche (Dargaud, 1996) e Paquebot (Dargaud, 1999). Os dois cúmplices trabalharam na concepção da série L’agence Hardy (Dargaud).

Depois de ter assinado o último álbum da coleção Portraits souvenirs (Les Humanoïdes associés, L’Avenir perdu, 1992), com Jon S. Jonsson e Andreas Knigge, Annie Goetzinger publica Marie-Antoinette, la reine fantôme, com argumento de Rodolphe (Dargaud , 2011).

Em 2013, Annie abraça uma nova história: Jeune fille en Dior  (Dargaud), uma novela gráfica que retrata a deslumbrante carreira do estilista francês Christian Dior.

Em 2014, é designada "Grand Boum" do 31º festival BD Boum em Blois, que homenageia todo o seu trabalho ao dedicar-lhe uma exposição muito bonita.

Em 2017, publicou uma nova novela gráfica Les apprentissages de Colette (Dargaud), que narra a vida da famosa escritora.

Com o seu design refinado, elegante e distinto, Annie Goetzinger encantou inúmeros leitores. A sua arte de detalhes, todos os detalhes, ao desenhar um rosto, uma silhueta, um corpo ou uma casa de banho, a sua requintada caligrafia, as cores diretas e subtis, os cenários elegantes, e a exigência constante, a sua feminilidade absoluta e inteligência dedicadas ao serviço da narração, para perceber e amar ainda mais os seus personagens, permanecerão associados ao nome dela."

Em Portugal foi publicado pela Livraria Bertrand, em abril de 1978, o álbum Lenda e Realidade de Casque d'Or (Légende et Réalité de Casque d'Or)

Pin It
  1. Autor
  2. Seleção
  3. Facebook

Jean-Claude Forest

sábado, 20 outubro

Sebastià Cabot

sexta, 19 outubro

Horacio Altuna

terça, 2 outubro

Hernán Migoya...

terça, 25 setembro

Sean Philips

sábado, 22 setembro

  1. Livro
  2. Clássico
  3. Editora

Aqui Mesmo

sábado, 20 outubro

Novembro

sexta, 19 outubro

O Último Recreio

terça, 2 outubro

Tatuagem

terça, 25 setembro

Buscavidas

sexta, 21 setembro

S.O.S. Meteoros por E…

sábado, 12 março

Quem são os Longway ?

domingo, 13 março

XIII - A Série

domingo, 03 abril

Christian Godard: Mar…

domingo, 03 julho

Image Comics Inc

sábado, 22 setembro

Les Éditions Rackham

sexta, 21 setembro

Éditions Sarbacane

quarta, 19 setembro

G. Floy Studio

quarta, 19 setembro

Les éditions...

domingo, 9 setembro

Visit Redmoon online casino Canada.