capa do álbum O Jogador de Xadrez de David Sala, no primeiro plano um jovem de fato, chapéu na mão direita e a outra no bolso das calças, mais ao fundo um grupo de composto por duas mulheres, no seu lado direito e três homens do lado esquerdo, todos no convés de um navio.

Foi hoje publicado o álbum O Jogador de Xadrez, de David Sala. Apresentamos o press-realease da Levoir:

As adaptações de obras literárias para BD não são muito comuns, mas David Sala adaptou o último livro escrito pelo austríaco Stefan Zweig, e fez dele uma obra sumptuosa, como é classificada pela revista L’ Express. O Jogador de Xadrez, em banca a 8 de Agosto.

Nascido em Décines, perto de Lyon, em 1973, David Sala não é estranho às adaptações à BD de obras literárias, pois com a colaboração de Jorge Zentner, já tinha publicado a série Nicolás Eymerich, inquisidor, uma adaptação de uma novela de Valerio Evangelisti.

O Jogador de Xadrez, foi escrito, em fevereiro de 1942, pouco tempo antes de Stefan Zweig se suicidar no Brasil, país onde se tinha refugiado para fugir à guerra que assolava a Europa.

A história contada por um narrador sem nome, relata uma viagem em 1941 passada num navio que liga Nova Iorque a Buenos Aires, dois homens confrontam-se em frente de um tabuleiro de xadrez. O primeiro, Mirko Czentovic, é o actual campeão mundial. De origem jugoslava, sem instrução, mas dotado de grande genialidade quando se trata de jogar xadrez. O segundo, um certo Mr. B., é um aristocrata austríaco que prefere manter o anonimato. Este ilustre desconhecido diz não jogar há vinte cinco anos. No seu passado há um segredo incómodo, cuja história ele conta a um viajante intrigado.

Um relato da barbárie vivida durante a II Guerra Mundial e das técnicas de tortura nazi. David Sala entendeu perfeitamente o mal-estar e a confusão do texto de Zweig, que descobre que a fuga à guerra não é suficiente para se libertar dela.

Os desenhos de Sala são bonitos, conseguindo transformá-los numa verdadeira exposição de pintura de Klimt ou Schiele. O trabalho na cor é notável, "Jogando numa escala cromática melancólica, encontramos a nostalgia em cinza-turquesa e roxo que caracteriza Zweig e o seu mundo de ontem, um mundo perdido", explica David Sala.

 
argumento e ilustrações: David Sala
título: O Jogador de Xadrez - volume 10
coleção: Novela Gráfica (4)
data lançamento: 8 de agosto 2018
nº páginas: 136
preço: EUR 10,90
edição: Levoir
Pin It

  1. Autor
  2. Seleção
  3. Facebook

Christian Clot

sexta-feira, 8 fevereiro

Thomas Verguet

segunda-feira, 14 janeiro

Bastien Orenge

quarta-feira, 2 janeiro

Peter van Dongen

domingo, 30 dezembro

Teun Berserik

quinta-feira, 20 dezembro

A Sombra do Corvo

domingo, 31 dezembro

Murena - A Vingança d…

quinta-feira, 24 agosto

Os Ignorantes

sábado, 12 agosto

O Julgamento de Tinti…

sábado, 12 março

  1. Livro
  2. Clássico
  3. Editora

Magalhães - até ao...

sexta-feira, 8 fevereiro

O Vale dos...

domingo, 30 dezembro

Oh miúdas!

sexta-feira, 23 novembro

O.P.A. / Business...

quinta-feira, 1 novembro

O Herdeiro / O...

segunda-feira, 29 outubro

S.O.S. Meteoros por E…

sábado, 12 março

Quem são os Longway ?

domingo, 13 março

XIII - A Série

domingo, 03 abril

Christian Godard: Mar…

domingo, 03 julho

Image Comics Inc

sábado, 22 setembro

Les Éditions Rackham

sexta-feira, 21 setembro

Éditions Sarbacane

quarta-feira, 19 setembro

G. Floy Studio

quarta-feira, 19 setembro

Les éditions...

domingo, 9 setembro

Visit Redmoon online casino Canada.