Autor

Bernard Vrancken
Apelido: Vrancken
Nome: Bernard
Função: Desenhador
Categoria: autores/banda-desenhada
Data de nascimento: 19/05/1965
Idade atual: 57
Naturalidade: BÉLGICA
Biografia:

Nascido em Ixelles (Bélgica), Bernard Vrancken desenvolve desde muito cedo um apurado sentido estético, o que o leva a uma incessante busca do “belo”, que ele explora incansavelmente através do desenho. Precoce, distingue-se rapidamente, de tal forma que publica as suas primeiras pranchas na revista Tintin com apenas 16 anos. Facto tanto mais assinalável quanto se reporta a alguém que é totalmente autodidacta.

Alguns anos mais tarde tem um encontro determinante na sua vida: Stephen Desberg, em fase de transição rumo a um registo cada vez mais realista. É precisamente nesse registo que os dois iniciam a sua colaboração, ajustando-se mutuamente ao longo dos quatro volumes de Le Sang Noir.

Já em sintonia perfeita, a dupla reaparece depois com I.R.$. Rapidamente, as investigações financeiras de Larry B. Max alcançam um lugar cimeiro no panteão da BD, chegando mesmo a atravessar o Atlântico. Um sucesso que leva Vrancken a tentar superar-se um pouco mais a cada dia que passa, o que seguramente está na origem da sua decisão recente de acrescentar aguarela à sua linha clara e elegante, obtendo um resultado com uma profundidade espantosa. Esta técnica está também presente na série H.ELL., fruto da sua mais recente colaboração com Stephen Desberg, o que só vem comprovar que o talento também se pode ir apurando com os anos. (fonte: ASA)