A Lenda de Tex, o volume que abre a Colecção Bonelli, contém quatro histórias a cores de 32 páginas cada.
O Último da Lista, escrita por Gianfranco Manfredi e desenhada por Stefano Biglia. The Blue Hotel, conto do romancista norte-americano Stephen Crane, inspirado como o próprio nome indica no do Hotel em que Tex fica hospedado. Aqui, Tex chega a uma pequena cidade do Nebraska, para investigar, a pedido do comandante do forte Robinson, um caso do desvio de fornecimentos de trigo ao Exército.
Em O Mescalero sem Rosto, história escrita por Jacopo Rauch, Tex e Kit Carson defrontam o misterioso El Lisiado, o Diabo Coxo, numa aventura cheia de acção, ilustrada por Alessandro Bocci.
Chupa-Cabras!, tem texto de Moreno Burattini e grafismo de Michele Rubini, Tex e Jack Tigre ajudam o Professor Dawson, um naturalista, a encontrar os misteriosos chupa-cabras, umas estranhas e mortíferas feras que deixam as suas vítimas completamente exangues.
Finalmente em Desafio na Velha Missão, Sergio Tisselli ilustra magnificamente a aguarela uma trama concebida por Pasquale Ruju, num dos raros exemplos de uma aventura de Tex ilustrada em cor directa, Tex e Kit Carson conseguem resgatar Patricia Graves à tribo de Apaches que a tinha raptado, para descobrirem que o vínculo que a unia a Octavio, o apache que a raptou, era bastante diferente e bem mais forte do que eles pensavam. (fonte: Levoir)